SOS ALARMES

Sistema de extinção para cozinhas industriais

Cozinha Industrial
Cozinha Industrial

Sistema de extinção de incêndio em coifas de restaurantes

Cilindros de CO2
Cilindros de CO2

Sistema de extinção com CO2

O agente supressor utilizado nos Sistemas de Extinção em cozinhas e restaurantes pode ser o Dióxido de Carbono (CO2), desde que exigido pelo cliente ou convenção do local e obedecidas as normas técnicas e de segurança.

Normalmente tem sido utilizado para supressão de incêndio nos dutos da coifa da cozinha, desde que no projeto estejam contemplados dampers corta-fogos para "isolar" este duto e o agente de supressão (CO2) agir na extinção do fogo. Desta forma, evitará que o CO2 inunde a cozinha e possa causar um acidente por inalação, já que é tóxico ao ser humano.

Este sistema contempla detectores de temperatura nos dutos, e bicos aspersores de gás, podendo agir em conjunto com o Agente Saponificante. O primeiro (CO2) age no duto esclausurado pelos dampers corta-fogo e o segundo (agente saponificante), sobre a área de trabalho (fritadeiras, fogão, etc.).

Sistema de extinção com saponificante

Esta solução com agente saponificante é muito eficaz na supressão do fogo, em razão da pronta resposta, extinguindo as chamas em seu início, minimizando a possibilidade de dano nos equipamentos ou que a segurança das pessoas seja comprometida. O acionamento do sistema utilizando-se agente saponificante não requer a evacuação do local, como ocorre nos sistemas com CO2.


Esta proteção apresentada é recomendada para:

  • Cozinhas onde ocorra grande geração ou utilização de gordura
  • Local de grande produção de alimentos
  • Quando a proteção deva ser imediata, sem a ação humana
  • Local de difícil limpeza pelo regime de trabalho continuado
  • Local que a rotatividade da mão de obra não permita treinamentos frequentes sobre segurança e combate a incêndio

O sistema de combate por agente saponificante em coifas é constituído por um cilindro de aço inoxidável, agente extintor classe K na quantidade pré- definida pelo projeto, detectores, acionador manual, bicos aspersores, infra estrutura metálica em aço galvanizado, e demais acessórios: mangueiras, válvulas, conexões e acessórios.

Agente Extintor

É uma solução aquosa de sair orgânicos, com um intervalo de pH entre 7,7 - 8,7, à base de potássio, projetada para um rápido controle e supressão de fogo relacionado a gorduras.

Atuação

Este sistema será ativado por acionamento manual ou quando se detecta uma temperatura acima do limite aceitável para àquela aplicação na coifa (fritadeira, fogão, etc). Quando ocorre este acionamento o agente extintor é descarregado sobre a superfície, filtros e dutos da coifa, por meio de bicos aspersores adequadamente posicionados, extinguindo o fogo e impedindo sua propagação.

Este sistema de supressão apresentado extingue o incêndio por intermédio de nebulização do agente extintor, em taxas pré-determinadas, nas superfícies dos equipamentos e locais previstos, resfriando a superfície, reagindo com a gordura quente, causando a saponificação, com a formação de uma camada de espuma, isolando a gordura do contato do ar, evitando a propagação do fogo e a emissão de vapores inflamáveis.